O ARTISTA

• Um breve histórico


Olá, você que fixa os olhos nessa página nesse momento...
Seja bem-vindo ao meu espaço virtual.
Sou Pablo Andrade, nascido e criado em Florianópolis - Santa Catarina.
Quando criança corri, brinquei, joguei bola (muito mal por sinal) fiz tudo o que a maioria da criançada costumava fazer pra se divertir. Mas, o que levava minha imaginação aos céus era uma folha de papel em braco e um lápis na mão.

Meus primeiros traços - como de todo guri - eram bem simplórios... Mas, diferente de desenhar "bonequinhos-palito", eu sempre gostei de desenhar máquinas, como carros e robôs. Meu passatempo preferido era riscar a silhueta de meus carrinhos de ferro e depois tentar copiar os detalhes das portas, rodas...

Cresci, e a arte do desenho, junto comigo. Fosse no cantinho do caderno, num trabalho de aula, ou para um salão de artes da escola, em sempre tinha uma idéia na cabeça e imagem na ponta do lápis.

Na apostila do cursinho... Ilustrando tecidos!


Apostilas do cursinho eram fontes de inspiração!


Um dos meus desenhos premiados no Salão de Artes do
Instituto Estadual de Educação - Florianópolis (1985)


Adulto, cursei faculdade de Letras - Inglês / Português pela Universidade Federal de Santa Catarina. Já no primeiro estágio que fiz, descobri que ser professor não era o meu futuro; busquei então trabalhar com desenho, mas o escasso mercado de trabalho nesse ramo me levou a ser atendente em um bureau (também conhecido como birô) de impressão e cópias.
Ainda não tinha capacidade técnica para atuar no setor de criação gráfica (que era o que me fascinava), mas foi então que conheci a arte digital e passei a lidar todos os dias com programas como Corel Draw e Photoshop.

Paulo André Alexandre (não são 3 caras não... É um cara só, mas que vale por mil) que era "o cara" da criação, um dia viu meu portifólio de desenhos e disse algo que jamais esqueci:
- Teu talento é incrível! Mas a menos que tenhas muita sorte, jamais vais conseguir trabalhar só com desenho em papel... Precisas aprender a fazer "isso" no computador!
A partir daí, sob a batuta desse mestre, passei a montar meus primeiros arquivos artísticos no Corel Draw, Photoshop, Photopaint e outros programas. Em pouco menos de 6 meses já dominava quase que completamente as ferramentas básicas desses programas; nas horas vagas, treinava desenhos e aplicações de texturas em artes aleatórias.


1999 - Minha primeira arte no Corel Draw - Versão 9
(A.P.C. do filme Aliens)


Em quase um ano e meio como impressor gráfico, várias pessoas que passavam pelo balcão da empresa podiam ver, nos panos de fundo da tela do meu computador de trabalho, alguns dos trabalhos (desenhos dgitais) que eu desenvolvia.
Uma dessas pessoas era Emerson Passos - Proprietário e diretor de criação da EMYO Comunicação & Design que também era cliente da empresa onde eu trabalhava. Não demorou muito e veio o convite para fazer parte do time da EMYO.

Dentro da EMYO, pude conhecer a dinâmica de uma agência, em especial o setor de criação (onde eu atuava). Adquiri conhecimento em várias áreas da arte gráfica como manuseio de arquivos, tratamento de imagem, restauração digital, escaneamento, relação entre dpi x tamanho de arquivo, paletas e perfis de cores(...). Conheci fornecedores, aprendi como se processam os trabalhos gráficos em mídias variadas (revistas, jornais, lonas, adesivos, impressos, outdoors, busdoors...) e desenvolvi artes das mais diversas, indo desde pequenas ilustrações, passando por logomarcas e identidades visuais de empresas, até outdoors projetos de adesivação de frota.

De 2008 pra cá, tenho me dedicado à montagem de flyers de festas para casas e clubes noturnos, aliando a arte gráfica com minha outra paixão: a vida de DJ!

Sinta-se à vontade pra bisbilhotar o quanto quiser meu portifólio e, se lhe fizer bem aos olhos, não esqueça de me contratar pra montar a arte do seu próximo evento - ou seja lá que arte você tenha na cabeça!

Pablo Andrade - Artista / Designer Gráfico.